OneHash banner

sábado, 16 de junho de 2018

Brasileiro Inventa Máquina de Café que é Ativada com Bitcoin


(Foto: Shutterstock)
O empreendedor Ricardo Reis publicou num grupo do Facebook sobre criptomoedas um vídeo que mostra uma cafeteria ligada a um dispositivo que aciona automaticamente a máquina quando é enviada uma quantia de Bitcoin para uma carteira digital.
O vídeo mostra uma caixa preta com um código QR que redireciona para um endereço de recebimento de criptomoeda. Quando Reis, que inventou o dispositivo, envia uma fração de Bitcoin para o endereço, a caixa aciona imediatamente uma válvula que faz a cafeteira produzir a bebida. O post teve mais de 1300 curtidas e mais de 250 comentários.
Ricardo Reis mora em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e é sócio da CEISC, uma plataforma online de cursos preparatórios para concursos públicos. Procurado pelo Portal do Bitcoin, o empresário disse não possuir envolvimento profissional com criptomoedas, mas que é entusiasta da principal criptomoeda e que usa-a como investimento desde 2016.
Desenvolvi o dispositivo que aciona a máquina de café com uma transação de Bitcoin apenas para estudo e diversão. Lidar com tecnologia, para mim, além de trabalho, é um hobby. Minha intenção não era criar algo para eu explorar comercialmente, eu queria simplesmente explorar a capacidade da tecnologia e mostrar para outras pessoas como o BTC é ‘dinheiro programável’.

Pagamento com Bitcoin

Em seu perfil no Medium, Reis explica que pretendia mostrar um uso prático para o pagamento de Bitcoin. O dispositivo utiliza um pequeno chip programado com dois arquivos, um que estipula o valor em criptomoeda para acionar a máquina e a carteira para a qual é enviado. O outro aciona o um pequeno motor ligado à máquina que libera o café.
Na descrição técnica do projeto, o inventor mostra que usou um processador Raspberry Pi 3 Model B, baseado em Linux, com dois códigos PHP. O primeiro tem um código de WebSocket com um endereço de Bitcoin. Quando o programa recebe um valor, o javascript aciona outro código, fazendo funcionar o servo motor MG 996R TowerPro.

Nenhum comentário

Postar um comentário